quarta-feira, 21 de maio de 2008

Adiantado

Devido ao nosso prezado feriado católico, adianto a postagem dessa semana... Enjoy...

O que você anda fazendo por um mundo melhor?

Piegas, mas real...

Outro dia, em uma das minhas habituais viagens mentais, tal pergunta tornou-se o foco de atenção. O que eu tenho feito para um mundo melhor?
Não sou nenhuma pensadora, filósofa, matemática, astrônoma ou qualquer coisa que o valha para melhorar instantânea e miraculosamente as moléstias da humanidade. Mas eu posso reciclar meu lixo, não jogá-lo na rua, usar sacos de pano para as compras, andar de bicicleta, doar um agasalho ou 10,00 para uma instituição de crianças com AIDs.

Eu posso parar de usar coisas com aerosol, de comer no Mc Donald´s, de visitar outlets da Nike, de comprar produtos chineses, de gastar com frivolidades, de me importar com uma bolsa nova, um jeans de marca, um All Star de 110,00, uma Mont Blanc.

Não brigar com minha irmã mais nova por tudo que ela faz, passar mais tempos com meus 6 cachorros, regar com freqüência minha violeta, pedir novamente para os vizinhos não jogarem lixo na porta da minha casa, não estacionarem o carro em frente a minha garagem.

Não votar em branco nessa eleição, não abaixar a cabeça para a Telefonica quando ela corta meu telefone com a conta paga, exigir meus 0,04 centavos de troco no hipermercado de um certo milionário.

Largar jornalismo, estudar biologia marinha e ir cuidar das tartarugas do Nordeste, virar sindicalista para apoiar os seringueiros, entrar para a FUNAI, adotar uma criança do Nepal.

Virar embaixadora (o correto é embaixadora, a representante diplomática, embaixatriz é a esposa do embaixador) da ONU.

Fazê-lo acreditar que até você, ai, sentado, lendo essa retórica embasada na viagem mental de uma "narcotico-mentora", pode sim melhorar o mundo, nem que de forma ínfima.


Ou pelo menos tentar...

2 comentários:

Evandro Silva disse...

eh, parece q estamos meio parado neh,
eu tO no meu 20º capitulo [fiz 20 anos, me sinto com 18 e tenho 16 por maioria de votos] percebi que até agora não fiz nada, se não errar, errar, errar e... errar mais um pouco me achando o dono da razão, isso eh deprimente, degradador, como mudar a porra desse mundo sem mudar a si próprio?
o fato eh que nos sempre fazemos isso.
Se eu colocar a mão no bolso vou encontrar algumas moedas, notas ficais e papeis de bala que quase todos jogam no chão, minha mochila trancada no amario então, não eh diferente, cheia de tralha e embalagens vazias de biscoitos...
estou ajudando o meio ambiente [?] pelo menos e também estragando meio organismo com porcarias industrializadas.
nossa...

Evandro Silva disse...

Eh, meu blog tah parado tbm, agora tah mais pra portifólio, pretendo
Fazer outro logo mais quando conseguir um Note..

Axei que vc ia dizer que eu penso de maneira pessimista.
O que estou fazendo agora? Boa pergunta.
e... logo pensei naquela teoria do universo se expandir [lembra?]
Espero estar fazendo o certo, mas sei que ainda vou repetir alguns erros.