terça-feira, 16 de setembro de 2008

Reticências

Passadas algumas semanas na reabilitação intelectual (meios externos acabaram por viciar-me), retorno com a tarefa semanal reflexiva.

Hoje é terça e não a sexta, mas quem pensa demais perde a noção do tempo. Nota: pensar demais não está relacionado diretamente à reflexão e nem é um sinônimo que de tenho pensado puramente, de que pensar demais é um bom sinal ou que quem pensa pouco não é brilhante. Ao contrário. Creio eu que quando menos tempo levamos em nossas reflexões, mais brilhantes somos.
Horas de reflexão são para pensadores amadores, exercícios para atingir o tal do esclarecimento que Kant citou certa vez. Fim da nota.

Meu ponto hoje é supôr o que pensam as pessoas em momentos banais. No ônibus há sempre os vagueantes olhando o nada. Que estariam eles pensando?
Eu sou uma deles, diga-se de passagem.

Que estaria aquele mendigo do metrô, que passa o dia inteiro sentado lá, pensando?
Aquele vendedor ambulante de doces/aparelhos eletrônicos/bolsas/meias/cintos e passes de ônibus pensando?

E aquele empresário de terno, que espia a rua de dentro do restaurante japonês caro, com sua Sansonite ao lado, com seu N95 do outro, que estaria ele pensando?


Pensando também fico eu, cá, desolada desse lado.

Nenhum comentário: